domingo, 3 de março de 2013

A Época de Ouro


A Época de Ouro

Esse conceito é muito bem trabalhado no filme "Meia Noite em Paris" e se refere a um momento do passado que parece ter sido o melhor que a humanidade já viveu.
O mais interessante é que, pra cada geração, a percepção de qual foi esse momento se modifica constantemente, pois para cada pessoa ou mesmo grupo de pessoas, há sempre alguma coisa que não se encaixa no contexto sócio-histórico em que vive, portanto, instaura-se a sensação de que as pessoas que viviam nesse determinado momento histórico definido como época de ouro são as sortudas, embora, como é demonstrado no filme citado, as dita-cujas pudessem ter a mesma percepção sobre outro momento histórico.

O mais importante a se depreender é que, independente do momento sócio-histórico em que se vive, sempre haverá algo que não se encaixa mesmo. O motivo disso é porque o processo de subjetivação de cada um é muito distinto para realmente se conseguir a proeza de se encaixar perfeitamente dentro dos parâmetros da sociedade. De fato, a obsessão por esse ´"encaixe perfeito", em muitos casos leva ao desenvolvimento de uma série de desvios comportamentais ou processos de adoecimento psíquico, visto que, como já afirmado, há sempre uma parte que não se encaixa, o que leva à frustração e infelicidade com a vida.

O conceito de época de ouro, ou qualquer outro termo similar, se refere a um mecanismo psicológico saudável frente a esse "desencaixe", pois é através dele que se pode aceitar aquilo que não se encaixa e viver de forma plena o momento atual, convivendo com aquilo que me faz pertencer a atual sociedade e aquilo que me diferencia.

Um problema real é quando este mecanismo é radicalmente utilizado por alguém, de forma a mediar um total deligamento da dinâmica social em que está inserido, em favorecimento de uma ligação com o momento definido como época de ouro. A partir do momento que há deligamento da dinâmica social, há fortes repercussões na vida do sujeito, pois o processo de subjetivação é intrinsecamente relacionado com o contexto sócio-histórico.

Dessa forma, considera-se importante resguardar a relação intima entre o individuo e sociedade em que ele está inserido, de modo que haja consonância entre semelhanças e diferenças existentes ele e os diversos sujeitos integrantes desta sociedade, a fim de preservar a saúde global e assegurar a plena participação social.

2 comentários:

  1. a melhor questão proposta por Meia Noite em Paris é essa mesmo, que época de ouro é essa? Pq cada pessoa projeta essa época para um passado mais longínquo né?

    ResponderExcluir
  2. Justamente, entenda-se que sempre a grama (ou nesse caso a época) do vizinho é mais verde.

    ResponderExcluir

O que você achou?
Dúvidas? Opiniões?