domingo, 28 de abril de 2013

Capítulo 2 - O Início de Uma Nova Vida


Na manhã do meu primeiro dia de trabalho senti uma ansiedade tão grande que o meu estômago chegava a doer, devido a duas coisas: primeiramente, eu nunca havia trabalhado antes e não sabia que tipo de trabalho me esperava, e, em segundo lugar, tinha que falar com Bernardo sobre o que acontecera no dia anterior.
Bernardo foi ao meu quarto me chamar por volta das 6 da manhã, mas não comentou nada sobre o acontecido, apenas me disse que iria me esperar na sala para irmos trabalhar. Antes de descer, tomei um banho rápido e vesti algumas roupas limpas. Quando desci estava decidido em lhe dizer que sentia algo muito forte por ele desde que o havia encontrado pela primeira vez, mas foi um pouco diferente do que havia planejado, pois quando cheguei à sala Bernardo se adiantou em falar.

- Felipe, eu queria me desculpar pelo que ocorreu ontem!
- Bernardo, não...
- Me deixa terminar. Escuta, eu passei dos limites e te desrespeitei, mas eu quero que saibas que eu usualmente não ajo dessa maneira, então apreciaria muito se pudéssemos continuar sendo amigos. Eu prometo nunca mais nem tocar neste assunto.
- Bernardo...
- Bom, acho que nós podemos ir trabalhar agora que tudo está esclarecido. Certo?
- Certo. Vamos.

Eu ensaiei tudo o que deveria dizer naquele dia durante muito tempo, mas quando Bernardo começou a falar eu simplesmente não consegui elaborar qualquer frase que fizesse sentido ou mesmo fazer alguma coisa além de assentir com o que ele estava dizendo, então, infelizmente, saímos para trabalhar sem que eu pudesse me declarar para ele.
Quando saímos da casa, caminhamos alguns minutos até chegar a um largo pasto onde podia-se avistar várias ovelhas, então eu entendi o que deveria fazer ali, mas deixei que Bernado me explicasse melhor.



- Bem Felipe, o seu trabalho, por enquanto, é cuidar destas ovelhas, de modo a assegurar que elas estejam a salvo de predadores e verificar quais estão prontas para tosquia e abate. Mas não se preocupe, por que eu vou te auxiliar em tudo isso, e você vai aprendendo ao longo do tempo.
- Que bom Bernardo, por que eu não entendo absolutamente nada sobre isso, Mas prometo que farei o meu melhor.
- Eu não duvido disso Felipe. Já percebi que és bastante esforçado e você está se esforçando para se adaptar à nossa casa e aos nossos costumes.

Ao longo do dia Bernardo me mostrou como conduzir as ovelhas pelo pasto e como avaliar quais aquelas ideais para tosquia e abate, bem como o ciclo de reprodução necessário para manter o rebanho em número adequado para suprir a produção.
Depois de me explicar, durante boa parte do dia, os procedimentos realizados no pasto, Bernardo me levou a cavalo até os local da cidade onde eram comercializados os produtos advindos da ovinocultura: lã, leite e carne. Quando descemos do cavalo, nos dirigimos até um homem aparentemente bastante idoso, a quem Bernardo me apresentou.

- Bom Dia Silas! Eu quero te apresentar o meu novo ajudante, seu nome é Felipe.
- Bom dia Felipe. Muito bem meu jovem, espero que possas aprender muito com Bernardo, ele é um excelente pastor de ovelhas e uma pessoas muito íntegra.
- Assim espero senhor. Acho que posso aprender muito com ele mesmo.
- Bem, hoje eu trouxe bastante leite e carne Silas. Aqui estão.
- Que bom. Aqui está o pagamento. Até outro dia.
- Até outro dia Silas.

Quando saímos daquele local, caminhamos até um outro local onde Bernardo comercializava a lã retirada das ovelhas. Quando chegamos ao local, havia um senhor aparentando ter certa idade, embora um pouco mais jovem que o outro.

- Bom dia Arthur!
- Bom dia bernardo, quem é este jovem que te acompanha?
- Este é meu novo ajudante. Chama-se Felipe.
- Ah, sim. Muito prazer Felipe, me chamo Arthur.
- Muito Prazer, Felipe.
- Bom, hoje eu trouxe a lã que havias encomendado. E gostaria de encomendar algumas roupas pra ele como pagamento.
- Pra mim...mas..
- Não se preocupe Felipe, meu pai pediu que eu encomendasse algumas roupas pra você já que as suas estão inutilizáveis e você precisa usar algo que não seja do Luíz.
- Isso é verdade, ele tem sido muito gentil em me emprestar tantas das suas roupas.
- Pois é, agora você vai poder usa suas próprias roupas.
- Tudo bem. Eu retribuirei mais essa gentileza me dedicando ainda mais ao trabalho.
- Bem, então me acompanhe meu jovem. Deixe-me tirar as suas medidas para as roupas.

Quando Arthur terminou de tirar as medidas, Bernardo, que havia pacientemente me esperado algum tempo, disse que poderíamos voltar para casa, então montamos em seu cavalo e partimos. Porém, antes de chegar lá, eu lhe pedi que esperasse, então ele parou o cavalo, e, quando desci , anunciei que gostaria de conversar com ele sobre a noite anterior, em um feixe de coragem que surgiu em meu corpo.

2 comentários:

  1. Oh nas oras das ovelhas me lembrei de "O segredo de brokeback mountain", até imaginei eles no pasto.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. querido, vc não acha q estes diálogos estão meio mecânicos demais? Falta personalidade as pessoas. Todo mundo fala "bom dia", as pessoas se apresentam e falam "muito prazer em conhecê-lo", não acha que podia ser um "que lindo dia!", ou "prazer!", fora que estes são os pastores com melhor portugues da história né? eles não tem sotaque e pronuncia corretamente todos os verbos? acho estranho, não parece uma pessoa real falando.

    ResponderExcluir

O que você achou?
Dúvidas? Opiniões?